AO LADO ESTÃO TODAS AS PUBLICAÇÕES E NOTICIAS DESTE ANO SEPARADAS MÊS A MÊS BASTA CLICAR PARA LER ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------->

ATENÇÃO METALÚRGICOS DA IESA: TUDO SOBRE A REUNIÃO COM O DIRETOR FINANCEIRO



                SINDIMETAL     URGENTE
Boletim expedido em 12.11.2015 

METALÚRGICOS da IESA. REUNIÃO com DIRETOR FINANCEIRO

INFORME: No dia de ontem (11.11.2015) foi realizada reunião do SINDICATO com o Diretor Financeiro da IESA (Sr. IRAJÁ) para tratar questões sobre a situação da Empresa, temas com prioridade nos seguintes pontos: 1: Recuperação Judicial; 2: não cumprimento de Acordos Judiciais em Ações Coletivas; 3: FGTS (inadimplência); 4: Clientes (carteira de obras) e 5: Projeção futura para a Empresa. Participou da abertura da reunião o Sr. ATILANO, que se apresentou e fez algumas considerações sobre a IESA, porém o Senhor ATILANO não entrou nos temas da reunião retirando-se do local antes do início dos debates com o Diretor Financeiro.
  
 QUESTÕES QUE O DIRETOR FINANCEIRO RESPONDEU:

1: SOBRE A RECUPERAÇÃO JUDICIAL (RJ): Disse que Plano da RJ foi muito bem elaborado, com a aprovação da grande maioria dos credores e deverá ser cumprido pelo Grupo INEPAR, pois lembrou que esta IESA é apenas uma das RECUPERANDAS, dentro do Grupo. Afirmou que o Plano da RJ foi elaborado com perspectiva aplicada para ser vencido e cumprido.

2: SOBRE NÃO CUMPRIR ACORDOS JUDICIAS e OBRIGAÇÕES LEGAIS:  
Disse que todos os compromissos serão cumpridos, a despeito de atrasos que já ocorreram e que ainda poderão acontecer, porque nem sempre os aportes (recebimentos) coincidem com as datas dos vencimentos e pagamentos desses compromissos. Porém reafirmou, todos os compromissos da IESA serão cumpridos, ainda que possam ocorrer atrasos em relação às datas dos vencimentos.

3: SOBRE o CALENDÁRIO de COMPROMISSOS de NOVEMBRO/2015:  

Falta ainda pagar parte da parcela do Acordo Judicial vencida no dia 30.10.2015 e neste mês estarão vencendo: Dia 13: Parcela do Acordo Judicial dos demitidos em AGOSTO; dia 20: Vale Salarial; dia 25: Parcela da Recuperação Judicial; dia 30: 1ª Parcela do 13º Salarial de 2015. Respondeu para afirmar que poderá haver atrasos em qualquer desses pagamentos, porém reafirmou que todos esses compromissos serão pagos pela IESA. Repetiu, os atrasos podem acontecer porque nem sempre os aportes (recebimentos) coincidem ou são liberados em tempo em relação às datas de vencimentos dos compromissos que a IESA deve cumprir. Porém serão honrados.

4: FGTS (inadimplência):  

Reconheceu essa dívida para com os trabalhadores e reafirmou o Acordo de Parcelamento firmado com a Caixa Econômica Federal e que está sendo cumprido. Disse que o FGTS é um dos empenhos que está na ordem das prioridades. Afirmou que o FGTS será pago, referindo-se aos casos dos Aposentados e daqueles com interesses na aquisição de imóvel. Afirmou que a IESA honrará o compromisso; porém afirmou que neste momento não pode fixar data ou período para satisfazer essa obrigação em razão de todas as prioridades existentes.

5: SOBRE CARTEIRA de OBRAS:

 Afirmou que a IESA está tocando suas demandas de produção atual, em carteira, com o quadro funcional adequado e com os clientes que possui, (a ANDRITZ a maior deles). Está em busca de novos contratos e está buscando vender prestação de serviços mesmo sabendo que a atividade, de prestação de serviços, não é bem a vocação do Grupo INEPAR. Disse que é otimista e assim sendo, acredita que as coisas deverão caminhar de tal modo que a IESA vencerá todas essas dificuldades. Sobre obras plataformas da Petrobras: Disse que: Contribuirá para o Grupo, porém, não significará, necessariamente, ganho direto para esta fábrica e que componentes das Plataformas poderão ser transferidos para fabricação aqui. 

6: SOBRE REDUÇÃO de DIRETORES, REDUÇÃO de GANHO de DIRETORES e CORTES de PRIVILEGIOS de DIRETORES (cartão corporativo, etc.).  

Respondeu:  Que já foi promovida uma redução drástica de Diretores e que os salários dos que ficaram também foram reduzidos. Entende que o Quadro Administrativo e de Direção da IESA neste momento está adequado ao tamanho da Empresa em sua capacidade e para suas demandas na atualidade. Porém, diante da insistência dos Diretores do Sindicato em rever mais uma vez esse quadro, foi respondido pelo Diretor Financeiro que por motivo de ter assumindo recentemente a Gestão Financeira, terá que melhor analisar e melhor situar essa questão para poder se posicionar diante da reivindicação do Sindicato e dos Trabalhadores. Assim, ficou o compromisso.

7: SOBRE a VENDA de ATIVOS:

 Respondeu que o Grupo INEPAR como um todo está empenhado na tarefa de vender ativos porque precisa fazer receitas, aportes, para dar sequência ao cumprimento dos seus compromissos e reportou-se ao Plano da RJ, naquilo em que há vinculação com o Plano. Esclareceu, porém, essas transações são complexas e não há nada que seja simples nessas negociações. Ocorre de determinado compromisso estar 99% acertado, porém, 1% não fecha e as transações não se concretizam e se prolongam. Enquanto isso, vence o calendário de empenhos e de pagamentos sem que haja disponibilidade para honrá-los quando se está contando com a venda de ativos para poder pagar os compromissos pendentes.

8: SOBRE QUESTÕES DIVERSAS:

 Foram abordadas questões diversas, colocadas por escrito mediante perguntas que vários trabalhadores fizeram através dos formulários distribuídos pelo Sindicato e afetas à área de finanças e também da produção e foram citadas, por exemplo:

PROBEN; PLANO de CARGOS e de SALÁRIOS; TRABALHADORES que TRABALHAM como OFICIAIS e GANHAM COMO AJUDANTES; PESSOAL TRANSFERIDO DE JACAREÍ PARA CÁ; ATRASOS nos SALÁRIOS; FÉRIAS SEM PAGAMENTO; PROGRAMA da PLR; sobre a INEPAR CAPACITORES; QUESTÕES ENVOLVENDO ENCARREGADOS E SUPERVISORES, etc., etc. 

SOBRE TODOS os CASOS PERGUNTADOS, FICOU ACERTADO o ENVIO pelo SINDICATO de TODAS as PERGUNTAS, MEDIANTE OFÍCIO E PARA QUE SEJAM ADEQUADAMENTE RESPONDIDAS pelo DIRETOR FINANCEIRO [ OBS: O SINDICATO JÁ ENCAMINHOU o OFÍCIO em EXPEDIENTE NESTA DATA à DIRETORIA de RH da IESA, MEDIANTE PROTOCOLO ].  ASSIM SENDO, AGORA ESTAMOS AGUARDANDO AS RESPOSTAS! 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------.
Outros pontos tratados com o RH da IESA após a saída do Diretor Financeiro:

SOBRE o FINAL da GREVE no DIA 11.11.201, MEDANTE o PAGAMENTO INTEGRAL do SALÁRIO de OUTUBRO/2015:

Vitória dos Trabalhadores! O salário foi depositado pela IESA na tarde do dia 10.11.15. E todos retornaram ao trabalho nesse dia 11.11.2015. A IESA reconheceu o movimento procedente e pacífico. Cabe agora que todos fiquem unidos e mobilizados, pois está anunciado, novos atrasos poderão ocorrer (palavras do próprio Diretor Financeiro da IESA ditas na reunião).

Todos os Companheiros estão de parabéns! Está provado: A LUTA FAZ A LEI!


COMPENSAÇÃO PARA O FINAL DO ANO/2015:

Foi ainda tratada a Compensação para o final do ano de 2015 mediante proposta de consenso para compensação, que foi elaborada pelos trabalhadores e entregue ao RH da IESA, que responderá ao Sindicato. ATENÇÃO: Qualquer que seja a proposta, será deliberada em Assembleia convocada pelo Sindicato para decidir a respeito.

Assim, teremos desdobramentos sobre a questão nos próximos dias. Aguardem!