AO LADO ESTÃO TODAS AS PUBLICAÇÕES E NOTICIAS DESTE ANO SEPARADAS MÊS A MÊS BASTA CLICAR PARA LER ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------->

CAMPANHA SALARIAL 2015 - BREVES EXPLICAÇÕES E ANDAMENTO ATUAL.



COMPOSIÇÃO DA CATEGORIA METALÚRGICA, NO PLANO DA CUT, NO ESTADO DE SÃO PAULO.

Resultado de imagem para CAMPANHA SALARIAL 2015

A categoria metalúrgica no interior do estado de São Paulo, no segmento da CUT, que compõe o Grupo Federativo – FEM-CUT/SP, está representada em sete grupos industriais distintos, organizados em quinze SINDICATOS METALÚRGICOS no interior do estado de São Paulo, abrangendo em torno de 250 mil trabalhadores.

Os segmentos industriais abrangidos nessa representação, por sua vez, estão assim distribuídos:

Grupo n°2 – Da indústria de Máquinas, que é representado pelo SINDIMAQ – PATRONAL 

Grupo n°3 – Da indústria de Autopeças, que é representado pelo SINDIPEÇAS – PATRONAL

Grupo n°8 – Da indústria de artefatos de alumínio e outros, que é representado pelo SIAMFESP e outros sindicatos patronais.

Grupo n°10 – Segmento das pequenas indústrias e da reparação de veículos é representado pela FIESP e vários sindicatos patronais.

Grupo do segmento da Fundição, que é representado pelo SIFESP, que é especifico desse setor.

Grupo Automotivo – Segmento das industrias montadoras de automóveis, representado pelo SINFAVEA (esse segmento não possui indústria em Araraquara).

Grupo da indústria de Estamparia de metais – representado pelo SINIEM (esse segmento não possui indústria em Araraquara).

DATA BASE ANUAL E NEGOCIAÇÕES – COMO FUNCIONA.

Todos esses segmentos têm a data base anual para recomposição salarial, fixada no dia 1° de setembro de cada ano, ocasião em que acontece as negociações coletivas que se abrem em torno do mês de julho no objetivo de celebrar as Convenções Coletivas de Trabalho, especifica de cada grupo, para aplicação do reajuste salarial (que seria recuperação das perdas inflacionárias); aumento real de salário; correção dos Pisos salariais e, a cada 2 anos, a renovação das cláusulas normativas de benefícios e garantias sociais e sindicais da categoria metalúrgica.

As negociações coletivas são realizadas separadamente com cada grupo, ou seja, mediante as bancadas de negociações entre a FEM-CUT/SP e os sindicatos filiados (SINDIMETAL DE ARARAQUARA) e os Sindicatos Patronais respectivos da representação de cada um daqueles segmentos da indústria. As negociações têm por base as reivindicações aprovadas pelas Assembleias dos Sindicatos de Metalúrgicos e, ao final desses entendimentos, é apresentada uma contraproposta dos Sindicatos Patronais para apreciação das Assembleias dos Sindicatos de Metalúrgicos e que podem aceitar ou não as contrapropostas. No caso da aceitação (aprovação) é celebrada a Convenção Coletiva respectiva e, no caso da rejeição, então a categoria tem que partir para a GREVE, no objetivo de alcançar melhor contraproposta ou conquistar o aumento e as garantias que os trabalhadores pretendam sejam objeto da Convenção Coletiva de Trabalho.

NEGOCIAÇÃO PARA A DATA BASE DE 2015. (01/09/2015).

Essas negociações continuam em andamento em todos os grupos, sendo certo que a FEM-CUT/SP aguardava o fechamento do índice para a recomposição salarial dos últimos 12 meses (faltando apenas a apuração do mês de Agosto para concluir o resultado percentual do período), uma vez que esse índice corresponde aos fatores de inflação apurados nos meses de Setembro de 2014 até Agosto de 2015. Pois bem, já divulgado o fator de Agosto, o resultado da perda salarial apurada dos metalúrgicos é de 9,88% e assim sendo a negociação coletiva terá prosseguimento no objetivo de nos próximos dias, fechar propostas para a apreciação das Assembleias dos Metalúrgicos das bases representadas pelos Sindicatos componentes do Grupo Federativo FEM-CUT/SP (SINDIMETAL DE ARARAQUARA-componente do grupo).

ALERTA: 

Portanto, este é o momento da maior atenção da categoria porque virá a contraproposta dos Sindicatos Patronais e, caso essa contraproposta não atenda o interesse dos trabalhadores das bases, então, teremos que partir para a luta, com previsão de manifestações e de greves em todas as bases sindicais abrangidas nessa negociação. 

OUTRO FATOR:

Em referência às Clausulas Normativas de Garantias e Benefícios Sociais e Sindicais, não há ainda até esta data nenhuma contraproposta dos Sindicatos Patronais para apreciação dos trabalhadores (para o fechamento das negociações) o que, entretanto, deverá também ocorrer nos próximos dias.

ATENÇÃO: ASSIM QUE HOUVER CONTRAPROPOSTA NAS MÃOS O SINDIMETAL ARARAQUARA ESTARÁ DIVULGANDO POR BOLETIM INFORMATIVO E PARA CHAMAR ASSEMBLEIAS DOS TRABALHADORES.