AO LADO ESTÃO TODAS AS PUBLICAÇÕES E NOTICIAS DESTE ANO SEPARADAS MÊS A MÊS BASTA CLICAR PARA LER ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------->

OS METALÚRGICOS da IESA - INFORMES SOBRE A DISPENSA COLETIVA PELA IESA - 03/09/2019


OS METALÚRGICOS da IESA / AQA: Companheiros (as):

O SINDICATO INFORMA ACERCA DOS FATOS SEGUINTES:

1: Formos surpreendidos com a demissão notificada pela IESA aos trabalhadores, por meio de telegrama, para dispensa em torno de 250 empregados na 6ª-feira, 30.08.2019.

2: Em seguida houve a publicação de um “COMUNICADO” pela IESA, pelo qual a empresa MENTIU ao afirmar que o Sindicato não aceitou negociar a forma e as condições para a readequação de seu quadro de funcionários. 

A IESA MENTIU, pois foram realizadas várias reuniões e inclusive audiência no MPT onde a questão foi tratada e com proposta do Sindicato elaborada e enviada contendo critérios para aplicação em caso extremo da necessária dispensa de trabalhadores. O Sindicato só não aceitou modo de parcelamento das rescisões, conforme foram os apontamentos feitos pelos trabalhadores em consulta feita pelo Sindicato. (E toda essa questão tratada está documentada).

Porém a IESA nada respondeu sobre as propostas feitas pelo Sindicato.

3: SOBRE a AUDIÊNCIA no MINISTÉRIO PÚBLICO no DIA 03.09.2019:

Nesse dia 03.09.2019 foi realizada audiência entre as partes no MPT (que durou as 15,30 às 18,00 horas) e na qual a IESA compareceu e respondeu em esclarecimentos ao Douto Procurador (Dr. CÁSSIO) dizendo que no caso da impossibilidade de pagar as Verbas Rescisórias no prazo legal passará a fazer um pagamento mensal de R$ 3.000,00 a cada trabalhador dispensado e manterá o Plano de Saúde, até que tenha condições de pagar os títulos devidos. O Sindicato desde logo rejeitou essa fórmula colocada pela IESA.

A IESA afirmou por seus representantes na Audiência que fará as anotações nas Carteiras de Trabalho e liberará o Termo (TRCT) para o saque do FGTS existente em depósito e liberará os formulários para o Seguro Desemprego, e confessou que está inadimplente com o FGTS, pois está sem depósitos em conta, em torno de um ano.

Afirmou que convocou os dispensados para fazer EXAME MÉDICO DEMISSIONAL.

O SINDICATO CONTESTOU TODAS as AFIRMAÇÕES da IESA em AUDIÊNCIA.

Foi ainda tratado sobre os casos dos trabalhadores LESIONADOS, dos quais as dispensas serão ainda objeto de análise médica e jurídica a respeito.

AO FINAL DA AUDIÊNCIA NÃO HOUVE NENHUM ACORDO OU PROPOSTA.

A IESA DEVERÁ APRESENTAR ao MPT e ao SINDICATO até no dia 05.09.2019, informações e documentos, bem como posicionamento do financeiro da IESA.
NA 6ª-FEIRA, DIA 06.09.2019 às 09,00 horas da manhã na Empresa SERÁ REALIZADA REUNIÃO DIRETA ENTRE O SINDICATO e a IESA PARA TRATAR ACERCA DE TODOS OS DETALHES E QUESTÕES PENDENTES SOBRE as DISPENSAS e PAGAMENTOS.  

ATENÇÃO: LEIA a ATA da AUDIENCIA no MPT ANEXADA a ESTA PUBLICAÇÃO. 

Nesta, 03.09.2019 – A DIRETORIA.