AO LADO ESTÃO TODAS AS PUBLICAÇÕES E NOTICIAS DESTE ANO SEPARADAS MÊS A MÊS BASTA CLICAR PARA LER ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------->

TRABALHADORES ATIVOS DÃO UMA LIÇÃO NA IESA:

TRABALHADORES ATIVOS DÃO UMA LIÇÃO NA IESA:

Mais uma vez a IESA não cumpriu o Acordo Coletivo celebrado com o SINDICATO, pelo qual, dentre outros tópicos (de disciplina, garantias e penalidades agregadas, inclusive, Direito à paralisação do Trabalho no vencido do prazo); assim, foi fixada uma tolerância de até 05 (cinco) dias contados do dia 06 (seis) de cada mês subsequente (ou da data na Convenção) para a IESA efetuar o depósito em conta, no limite de até R$ 3.000,00, em pagamento parcial dos salários dos trabalhadores ativos na fábrica. 


Esse Acordo (vigente) firmado em resultado de MEDIAÇÕES entre partes na GRTE e aprovado pela Assembleia dos Metalúrgicos da IESA; ou seja, foi dado mais um “voto de confiança” pelos trabalhadores. Entretanto, não tendo pago os salários do mês de JUNHO vencido no dia 05 de Julho de 2016 e passado o período da tolerância (de até 05 dias) para pagar (11.07.2016), o SINDICATO expediu NOTIFICAÇÃO de GREVE para início no dia 12.07.2016 (3ª-feria). A GREVE FOI REFERENDADA pela Assembleia dos Trabalhadores e INICIADA nessa data, dentro do prazo legal. 


Ocorreu que nesse mesmo dia 12.07.2016 havia AGENDADA na GRTE a realização de MESA de MEDIAÇÃO entre as partes para tratar de questões diversas que a própria IESA entendia pendentes com base na pauta apresentada ao Delegado do Trabalho e que pretendia discutir (veja ata da mediação anexada neste SITE).


Entretanto, dos pontos suscitados pela IESA para a mediação requerida, ela própria (como parte da sua tática de pura enrolação) NÃO TINHA RESPOSTAS CONCRETAS A NENHUMA (ver a Ata) de solução e diante disto o TEMA PRINCIPAL na MESA PASSOU a SER a GREVE INSTALADA na FÁBRICA e os SALÁRIOS em ATRASO.


Diante disto, a IESA propôs mais um ACORDO no objetivo imediato de tentar cessar a GREVE, qual seja, ofereceu:


Pagar os salários devidos até o dia 20 de JULHO de 2016; Pagar um ABONO de R$ 500,00 (quinhentos reais) para cada trabalhador, decorrente do atraso de pagamento a partir do dia 11.07.2016 até o dia 20.07.2016, preservado o acordo e a multa anterior. Em decorrência, suspensão da GREVE para ser retomada caso não cumprido o Acordo proposto, caso o pagamento dos salários e do Abono não se efetue até o dia até o dia 20 de JULHO de 2016.
 

Como disciplinado no Direito Coletivo do Trabalho, o SINDICATO levou a proposta lavrada em ATA da GRTE para conhecimento e deliberação da Assembleia por voto secreto, no dia 13.07.2016. 

RESULTADO, por 351 votos NÃO APROVO e 206 votos APROVO, REJEITADA A PROPOSTA da IESA e assim mantida a continuidade da GREVE por tempo indeterminado de duração, até que os salários de JUNHO sejam depositados.   

ASSIM, FOI DADA a LIÇÃO MERECIDA e que a IESA PRECISAVA RECEBER. O SINDICATO e os trabalhadores estão cansados de enganação dessa Empresa e, mais que isso, de Acordos celebrados e não cumpridos. 

Os METALÚRGICOS de ARARAQUARA são trabalhadores e cidadãos dignos; pais e chefes de família responsáveis e estão passando com suas famílias, por privações as mais elementares por causa da IRRESPONSABILIDADE da IESA (não têm conseguido pagar suas dívidas e compromissos e têm sido vistos na praça como sendo pessoas inconfiáveis no comércio e maus pagadores). 


Dentro da fábrica o tratamento não é muito diferente; pressão no trabalho e cardápio predominante no restaurante (que é pago) servido à base do PRATO RUSSO chamado “ROSCOVO”; ou seja, “arroz com ovo”, além da “linguiça hidráulica”, ou seja, só dá pressão de tanto óleo que contém em seu recheio.


Em resumo, os METALÚRGICOS ativos na fábrica têm sido tratados pela IESA como se fossem PALHAÇOS, mesmo diante do ânimo de discutir, sempre e juntamente com o SINDICATO, com seriedade, as questões que envolvem os interesses das partes nas relações de trabalho nessa indústria.


PORTANTO, Senhores Administradores, CRIEM VERGONHA NESSAS CARAS e SÓ VENHAM TRATAR com o SINDICATO e com os Trabalhadores, quando tiverem solução concreta e imediata para toda e qualquer questão decorrente das relações de trabalho na IESA..., ou LEVARÃO dos TRABALHADORES NOVA DECISÃO, EM CONTEÚDO, PARA OUTRA LIÇÃO ainda mais VERGONHOSA para a sua “administração”. Está prometido! E SERÁ CUMPRIDO!  VOCÊS VÃO VER!