AO LADO ESTÃO TODAS AS PUBLICAÇÕES E NOTICIAS DESTE ANO SEPARADAS MÊS A MÊS BASTA CLICAR PARA LER ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------->

AOS COMPANHEIROS TRABALHADORES ATIVOS DA IESA - INFORME SOBRE REUNIÃO HAVIDA NO DIA 14.09.2016.



AOS COMPANHEIROS TRABALHADORES ATIVOS DA IESA

INFORME SOBRE REUNIÃO HAVIDA NO DIA 14.09.2016.


Nesse dia 14 de SETEMBRO de 2016, às 14,30 horas, foi realizada reunião na IESA entre o SINDICATO por seus DIRETORES de BASE nessa fábrica (todos presentes), acompanhados pelo ADVOGADO (Diretor Jurídico) e a IESA por seus titulares do setor de RECURSOS HUMANOS e ADVOGADOS. A reunião, com caráter mais informativo, foi agendada pelas partes tendo em vista a continuidade da MEDIAÇÃO MINISTERIAL na GRTE, prevista para o dia 22.09.2016 (5ª-feira) em data, após decisão pelo TJ/SP do Recurso de um Banco credor, em julgamento marcado para o dia 21.09.2016 do qual resultará ou não a liberação de valores pelo Juiz da Recuperação Judicial (RJ) para com destinação para pagamento de Verbas de natureza Trabalhista.

A reunião tratou sobre informes passados pela Empresa no tocante à sua situação atual, tendo sido enfocados os seguintes pontos:

1: OCIOSIDADE EXISTENTE NAS ÁREAS PRODUTIVAS DESDE DEZEMBRO DE 2015;

2: PRINCIPAL EMPENHO PRODUTIVO EXISTENTE, COMPROMISSOS COM A ANDRITZ;

3: COMPROMISSOS PENDENTES PARA A IESA PAGAR, CONSIDERANDO NESTE PONTO: Parte do FGTS na RJ; 4ª e última parcela da RJ; Salários pendentes desde JUNHO de 2016; Multas Normativas por atrasos salariais pendentes fixadas em Acordos Coletivos e na Convenção Coletiva; FGTS dos trabalhadores ativos e outros empenhos.  

4: NECESSIDADE DE PRATICAR DISPENSAS DE TRABALHADORES PARA ADEQUAR O SEU QUADRO FUNCIONAL À DEMANDA PRODUTIVA ATUAL. NESSE PONTO FORAM CONSIDERADOS OS SEGUINTES TÓPICOS:

I: ANÁLISE GERAL: Nesse enfoque, a IESA reafirmou que não há como pagar as Verbas de Direitos pelas dispensas e informou que no caso das dispensas, tendo em conta as Verbas Rescisórias decorrentes (TRCT) oferecerá garantias aos trabalhadores na forma de recebíveis, ativos, etc. que serão validadas pelo Juiz da Recuperação Judicial para assegurar a quitação desses direitos. Que será ainda tratado com o Juiz da RJ a possibilidade de homologar ajuste entre partes para assegurar forma antecipada de pagamentos em relação à programação parceladas a ser informada no Processo da RJ conforme os recebíveis e ativos forem sendo realizados. 

O SINDICATO informou, desde logo, que há deliberação preliminar de sua DIRETORIA EFETIVA no sentido de não fazer acordos que impliquem em parcelar as verbas rescisórias, tendo em vista os acordos anteriores aprovados pelas Assembleias dos Trabalhadores, movidas as Ações Coletivas na Justiça e não cumpridos pela IESA e que há também a deliberação no sentido de que, primeiramente, deverá haver solução para pagamento pela IESA sobre os PASSISVOS SALARIAIS pendentes (Salários devidos desde JUNHO de 2016, por conta do Acordo Coletivo que vigorou de Abril a Julho); das multas normativas (pelos atrasos salariais) e também o FGTS em atraso (dos períodos não recolhidos) em relação aos trabalhadores ativos, ou seja, estão vigentes os contratos de trabalho. Essas questões, todas, entretanto, serão tratadas na MEDIAÇÃO na GRTE que será realizada no próximo dia 22 de SETERMBRO de 2016, inclusive com a participação da COMISSÃO DOS TRABALHADORES juntamente com o SINDICATO.

II: OCASIÃO: Não há data prevista para praticar dispensas; 

III: QUANTIDADE: Não há número determinado de dispensas porque alegaram os representantes da IESA de que estão ainda fazendo estudos e levantamentos; 

IV: DISPENSAS: Não haverá dispensas sem antes estabelecer negociação prévia com o Sindicato (Convenção nº 158, da OIT), inclusive, há compromisso firmado no Ministério Público do Trabalho - MPT) nesse propósito.

V: LICENÇA REMUNERADA: Não haverá concessão de Licença Remunerada, desmentindo boatos que foram “divulgados” no interior da fábrica, dias passados; 

VI: PDV - PROGRAMA de DEMISSÃO VOLUNTÁRIA: Não há nenhum propósito pela IESA, neste momento, de estabelecer essa modalidade de rescisão contratual.

5: DA EXPECTATIVA PARA a MEDIAÇÃO na GRTE no DIA 22.09.2016:
Ficou o compromisso de que na audiência na GRTE a IESA apresentará estudos mais conclusivos a respeito dos pontos tratados nesta reunião; inclusive a Comissão dos Trabalhadores participará juntamente com o Sindicato.  

A Reunião foi encerrada em torno das 16,15 horas.

Participaram da Reunião – pela IESA: ELIANE SCHIAVON; CHARLES PETITO; PAULO FRANCO (ADVº); Dr. MARCOS CRUZ (ADVº).

Pelo SINDICATO: JAILSON SANTOS; SERGIO RAMPANI (ADVº- Diretor Jurídico); MARCOS CUMPRI; CLAUDEMIR SIMONETTI; LOURIVAL ARAUJO; LUIZ BECASSI; GUSTAVO CARVALHO; JOSÉ FRANCISCO; LUIZ TREVIZOLI; MOISES BARROS e JOSÉ BOMFIM. OBS: Ausente o Presidente do Sindicato, PAULO SERGIO FRIGERE, em compromisso de NEGOCIAÇÃO SALARIAL com a FEM/CUT-SP.

[ ESTE é o INFORME GERAL e OFICIAL do SINDICATO SOBRE ESSE EVENTO ]